Como previnir uma lesão.

As lesões são muito comuns nos esportes, e 90% delas são relacionadas a contusão ou distensão muscular, a contusão ocorre quando um músculo é submetido a uma força súbita ou com pressão ex: soco direto do boxe.

Já os estiramentos, o músculo é submetido a uma tração excessiva levando a sobrecarga das mio fibras e consequentemente a sua ruptura.

temos 3 fases da lesão muscular:

 

1.Distribuição:  Caracterizado pela ruptura e consequente formação de um hematoma entre os cotos do músculo e uma reação inflamatória.

2.Reparação:  Compõe a formação de uma cicatriz de tecido cognitivo, assim como a revascularização por crescimento de capilares na área lesada.

3. Remodelação:  Um período de retração e reorganização do tecido cicatricial e recuperação da funcional capacidade do músculo.

 

As lesões também são divididas em graus.

 

1* Grau – É o estiramento de uma pequena quantidade de fibras musculares ( < 5% do músculo), dor em um ponto específico, e surge durante a contração muscular contra resistência e pode ser ausente no repouso.

2* Grau – O número de fibras lesionadas e a gravidade da lesão ( >5% e < 50% do músculo), são encontradas na de 1* grau também, porém com maior intensidade e acompanha a dor e uma moderada hemorragia.

3* Grau – Essa lesão é a ruptura completa do músculo ou grande parte dele ( lesão > 50% do músculo), resultando uma perda de função.

 

O alongamento realizado de uma forma correta e sistemática, diminui a dor, tonifica os músculos e aumenta a sua resistência, por isso alongue todos os grupos musculares, mesmo que você não utilize eles no treino do dia.

As atividades aeróbicas, são movimentadas repetitivos e utilizam os grandes grupos musculares, esse tipo de estresse gera um estresse no sistema cardiovascular e respiratório.

Quando você ingere alimentos e líquidos uma hora antes da sessão de treino, isso proporciona um ganho de energia e diminui a fadiga muscular.

Por isso pratique a sua atividade física com moderação sem forçar muito a parte muscular, e realize o alongamento antes e depois dos treinos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *