A Importância da Atividade Física.

O exercício físico é um poderoso remédio, mais eficaz que os medicamentos convencionais, pois melhora a qualidade de vida, diminui os riscos de doenças cardíacas, diminuindo a pressão sanguínea e a redução do diabetes.

No brasil o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância, uma pesquisa realizada mostrou que a população gasta bem menos calorias do que a 100 anos atrás.

O sedentarismo afeta 70% da população brasileira, mais do que a obesidade , hipertensão e o tabagismo.

Benefícios da atividade física:

  • Melhora a auto-estima.
  • Ajuda a construir e manter os músculos.
  • Aumenta a resistência e força.
  • Melhora a flexibilidade e postura.
  • Melhora o humor.
  • Reduz a depressão e a ansiedade.

 

Atividades Aeróbicas:  Acelera a frequência cardíaca e a parte respiratória e melhorando a resistência cardíaca e pulmonar.  ex: caminhada rápida, corrida e natação.

Atividades de força e resistência:  Ajuda a manter a parte óssea e muscular trabalhando-os para vencer a gravidade.  ex:  carregar uma criança, levantar peso e caminhar.

Atividades de equilíbrio e elasticidade:  Melhora a estabilidade física e flexibilidade, o que reduz os riscos de incidentes.  ex: dançar, ioga e artes marciais.

 

Quando uma pessoa é sedentária e passa por uma bateria de exames se tem um resultado, e quando se repete os exames após a pessoa iniciar a atividade física os resultados são positivos, e se tem uma mudança significativa nos resultados.

Por isso quando iniciar alguma atividade faça uma bateria de exames para saber se está tudo bem com você.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *