Obesidade como Prevenir!

No dia 11 de outubro é considerado o dia da Prevenção da Obesidade.

Ela é caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal e geralmente está associada a problemas de saúde, a obesidade é um fator de risco para várias doenças como câncer, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, apneia do sono, osteoartrite e diabetes melittus tipo 2.

O diagnóstico é feito através do IMC (Índice de Massa Corporal), o método foi criado por Adolphe Quetelet, consiste em dividir o peso do indivíduo em  (Quilogramas) pelo quadrado da sua altura (Metros).

  •  IMC menor que 18,5 – Peso Abaixo do Normal.
  • IMC de 18,5 a 24,9 – Peso Normal.
  • IMC de 25 a 29,9 – Acima do Peso.
  • IMC de 30 a 39,9 – Pessoa Obesa.
  • IMC maior que 40 – Portadora de Obesidade Mórbida.

 

O que pode causar a obesidade é a predisposição genética, dietas ricas em gordura, falta de exercícios físicos e alterações endócrinas como exemplo (Hipotireoidismo).

Segue algumas dicas para se evitar a obesidade:

  • Praticar atividades físicas regularmente e com a orientação de um profissional.
  • Fracionar um alimentação diária, realizar mais refeições com uma  menor quantidade.
  • Preferência a frutas no lanches que antecedem o almoço e o jantar.
  • Evitar frituras, dar preferência a alimentos grelhados, cozidos ou assados.
  • Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Preferência a alimentos naturais, evitar industrializados e enlatados.
  • Nas festas comer mais assados, evitar os salgados fritos, maionese etc…
  • Reduzir o sal dos alimentos, que retem líquido.
  • Ingerir 2 litros de água por dia, sempre um pouco por vez, para não sobrecarregar os rins.

 

Muitas pessoas comem e não se dão conta da quantidade que come, e quando a pessoa percebe ela engordou 20 kg, e a pessoa é sedentária, não pratica nenhuma atividade, trabalha sentada etc…

Por isso pratique uma atividade regularmente, mantenha uma alimentação saudável que podemos evitar a obesidade.

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